Quem sou eu

Minha foto

Me chamo Rogério Rocha. Sou maranhense da cidade de São Luís, mas na verdade me sinto um cidadão do mundo. Sou pós-graduado em Direito Constitucional (Universidade Anhanguera-Uniderp-LFG), pós-graduado em Ética (IESMA), Graduado em Filosofia e Direito (UFMA), mestrando em Criminologia na Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Atualmente sou Servidor do Poder Judiciário do meu estado. Exerci a advocacia durante 6 anos de minha vida,atuando nas áreas de Direito Civil (Família), Direito do Trabalho e do Consumidor. Fui professor do CEFET- MA (atual IFMA) por 2 anos, período em que lecionei tanto para o ensino médio quanto para os alunos de áreas técnicas as disciplinas de Sociologia, Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico. Escrevo poesias desde os 12 anos de idade. Homem livre e de bons costumes, amante da música, da arte, da história e de viagens. Obs.: Postgraduate in Constitutional Law (University Anhanguera-Uniderp-LFG), Postgraduate in Ethics (IESM), graduated in Philosophy and Law (College); Public Server at Judiciary Power, Teacher, Poet.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Cidade ideia - Revendo velhos conceitos

Já faz um bom tempo que venho observando o crescimento da nossa cidade.

Seja populacional (atingimos a marca de um milhão de habitantes), seja da frota de veículos em circulação, seja do boom de emprendimentos imobiliários (apartamentos, condomínios, etc.), de mais e mais pessoas que migram dos grandes centros para trabalhar e empreender em nossa região, nota-se que as coisas estão fluindo.

Contudo, crescemos sem qualquer planejamento, desordenadamente,  sem uma visão definida do que será São Luís a curto, médio e longo prazo. E o resultado é o que vemos nas ruas com frequência cada vez maior: congestionamentos, carros e motos sem opção de trafegabilidade, pessoas mal servidas pelos transportes coletivos, equipamentos e espaços públicos sem manutenção...

Ao que parece, infelizmente nossos gestores públicos ainda não enxergaram o óbvio.  É chegada a hora de mobilizarmos esforços para o debate, planejamento e efetivação de políticas públicas de urbanismo e arquitetura que estabeleçam as bases sustentáveis daquilo que queremos que a cidade seja num   futuro não muito distante. Sob pena de, em isso não sendo feito, em duas ou três décadas, termos uma São Luís caótica, com baixa qualidade de vida e perdendo a chance de explorar suas qualidades e vocações  naturais, turísticas, culturais, e geográficas.

É preciso pensar e transformar a nossa cidade. Para o bem de todos. Ideias existem. Assistam ao vídeo abaixo, reflitam e tirem suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, sugerindo e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas