sábado, 5 de março de 2011

PROPOSTA TORNA OBRIGATÓRIA INSTALAÇÃO DE CRONÔMETRO EM SEMÁFOROS


O projeto de Lei 78/11, em tramitação na Câmara, determina que todos os semáforos sejam equipados com temporizadores para indicar aos condutores e pedestres o tempo restante para a mudança de sinal. A proposta, do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

O autor afirma que os temporizadores reduzem o número de acidentes. Em Piracicaba (SP), diz o deputado, em 2009, foram instalados semáforos com temporizadores. Ele cita uma pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), que comparou dados de sete cruzamentos do município antes e depois da instalação dos temporizadores. O levantamento apontou queda de 34% no número de acidentes, afirma Nogueira.

Segundo ele, pesquisas semelhantes foram feitas em São Carlos e em Ribeirão Preto, ambas em São Paulo, com redução no número de acidentes de 35% e 5%, respectivamente. Duarte Nogueira diz lamentar que esses equipamentos ainda não sejam amplamente utilizados no Brasil.

De longe, o motorista já tem a noção exata se vai ser possível passar. Nos locais onde há semáforos com temporizador, o índice de acidentes é muito menor, argumenta.

Tramitação
A proposta ainda será distribuída às comissões temáticas da Câmara.

Íntegra da proposta:

  • PL 78/2011
Da Reportagem
Edição - Daniella Cronemberger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas