domingo, 1 de maio de 2011

1º de Maio - Dia do Trabalho (ou do Trabalhador)





A data do Dia do Trabalho (do Trabalhador ou Dia Internacional do Trabalhador) foi estabelecida no ano de 1889, como resultado da reunião da Segunda Internacional Socialista, num congresso realizado em Paris e que contou com a participação dos principais sindicatos da Europa.
O dia 1º de maio é na verdade uma homenagem aos operários dos Estados Unidos que, três anos antes, organizaram grandes mobilizações por melhores condições de trabalho. Dentre as reivindicações estava a da garantia da jornada de oito horas diárias, visto que, à época, ainda havia gente que trabalhava até 14 horas por dia.
Chicago, que foi a cidade símbolo daqueles protestos populares, ficou marcada por uma tragédia. Após ser atacada por bombas lançadas pelos manifestantes, a polícia revidou, ocasionando a morte de 4 operários. Tais eventos ocorreram no dia 1º de maio de 1886, passando a data a simbolizar a luta dos trabalhadores no mundo.

Até a altura daqueles acontecimentos, os operários não costumavam reivindicar melhorias e garantias em suas condições de trabalho. A partir dali, tornou-se marca dos movimentos operários e sindicais, em todo o mundo, o uso das greves e manifestações como instrumentos na busca da conquista de direitos.
O 1º de Maio é feriado no Brasil, em Portugal, em Angola, Moçambique, dentre outros países, mas a data nunca foi reconhecida, por exemplo, em países como Estados Unidos e Canadá, dado o seu vínculo histórico com os movimentos de esquerda. O Labor Day, como é chamado o Dia do Trabalho nos Estados Unidos, comemora-se na primeira segunda-feira do mês de Setembro. A comemoração é marcada por festas, eventos, desfiles e paradas.
No Brasil, o dia 1º de Maio foi declarado feriado nacional pelo Presidente Artur Bernardes, no ano de 1925. Historicamente, e por tradição, este é o mês em que os governos brasileiros costumam anunciar o reajuste anual no valor do salário mínimo. 

  Dia do Trabalhador cai ou pode cair no dia 1º de maio
  Outro feriado no dia 1º de maio
  Sem feriado no dia 1º de maio, mas Dia do Trabalhador em outra data

  Sem feriado no dia 1º de maio e sem Dia do Trabalhador
Fontes: Mundo Estranho/Wikipedia/Euronews.com

Um comentário:

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas