sexta-feira, 17 de junho de 2011

Em nome da dignidade animal

Trago aqui algumas citações, extraídas do pensamento de grandes vultos da humanidade, a fim de que possamos refletir sobre a menosprezada questão da existência de uma dignidade animal.

 Mohandas Karanshand Gandhi

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." (Mahatma Ghandi)


Siddartha Gautama
"O homem implora a piedade de Deus, mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com  sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá que responder perante Deus." (Sidarta Gautama "O Buda")


Charles Robert Darwin (*12/02/1809   +19/04/1882)
"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais... Os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento."(Charles Darwin) 


Albert Schweitzer (14/01/1875 - 04/09/1965)
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."(Albert Schweitzer - Nobel da Paz de 1952)





Friedrich Wilhelm Nietzsche (15/10/1844 - 25/08/1900)
"O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele."(Friedrich Nietzsche)



Samuel Butler (04/12/1835 - 18/06/1902)

"O Homem é o único animal que pode permanecer, em termos amigáveis, ao lado das vitimas que pretende engolir, antes de engoli-las."(Samuel Butler)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas