sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Andy Warhol: visionário da cultura pop

Andy Warhol em 1970
The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc.
Andy Warhol em 1970
Andy Warhol foi um visionário. Principal inventor da Pop Arte, ele rompeu a separação entre baixa e alta cultura e conseguiu antever em plena efervescência libertária dos anos 1960 a era midiática, dominada pela cultura pop, pelo efêmero e pelo culto às celebridades, que estava por vir nas décadas seguintes. Artista multimídia, sua produção inovadora abrangeu as artes plásticas, o cinema, a música, a fotografia e a publicidade. Enquanto fazia uma arte provocativa que transformou em mitos elementos banais do cotidiano, da sociedade de consumo e da cultura popular veiculada pelos meios de comunicação de massa, ele também elaborou comentários e reflexões proféticas sobre as transformações culturais que influenciaram os comportamentos sociais e os padrões estéticos das últimas décadas do século 20 e dos primeiros anos do 21.

Filho de imigrantes de uma região que atualmente fica dentro de cinco nações do Leste Europeu, Warhol não teve uma vida fácil. As dificuldades econômicas durante uma infância e adolescência de quem pertence à classe baixa somente foram superadas quando ele tornou-se um bem-sucedido artista comercial elaborando desenhos publicitários para anúncios de moda. Ser uma celebridade nessa área, como ele era, não satisfazia Warhol que desde que chegou a Nova York vindo de Pitsburgh investiu na ideia de ser um grande artista. Ele não perdia nenhuma exposição, era assíduo frequentador de galerias de arte e também um cliente delas, com a esperança de um dia ter seus trabalhos expostos. Warhol começou a fazer sua arte experimental que seria rotulada de Pop Arte no começo de 1961 e dois anos depois já era um dos artistas mais badalados dos Estados Unidos.
Andy Warhol
Reprodução
Warhol produziu obras que refletiram sua admiração pela cultura popular e pelos produtos da cultura de consumo norte-americana. Criado numa família pobre, ele cresceu desejando esses produtos e idolatrando os personagens dos meios de comunicação de massa. Essa intimidade sem pudor com a cultura do consumo e a sensibilidade de como lidar com ela fizeram de Warhol o mais importante artista da Pop Arte. Não por acaso, as mais representativas obras do gênero foram suas criações, como as famosas reproduções do rosto de Marilyn Monroe e das embalagens das latas de sopa Campbell's.

Fonte: hsw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas