domingo, 23 de outubro de 2011

Escritor José Chagas é homenageado como patrono da 5ª Feira do Livro de São Luís



A poesia presente nos mirantes e casarões que marcam o cenário histórico da capital maranhense, tão narrada e retratada por muitos escritores e que continua tão viva e inspirando novos literatos, é o eixo temático da 5ª Feira do Livro de São Luís.
Foi este eixo que inspirou o tema deste ano: “São Luís, poesia viva de sua história”, que também homenageará um dos maiores representantes desse gênero literário, o poeta, cronista, jornalista e membro da Academia Maranhense de Letras, José Chagas.
A escolha do homenageado foi unânime entre os parceiros, apoiadores e a coordenação geral do evento, que o elegeram como patrono da 5ª edição. A sintonia se deu porque José Chagas reverencia bem, por meio de suas poesias, a nostalgia expressa nos casarões, mirantes, azulejos, pedras de cantaria e becos, levando o leitor à reflexão sobre o passado e a atual visão social, política, cultural e patrimonial da cidade.
O patrono – Paraibano de nascimento, mas maranhense de alma e coração, José Francisco das Chagas era membro de família camponesa, em algumas ocasiões precisou interromper seus estudos para ajudar os pais na agricultura. Fez, na Paraíba, o curso fundamental e, em Teresina e São Luís, concluiu o ensino médio.
No Maranhão desde 1948, José Chagas é funcionário aposentado da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi vereador da Câmara Municipal de São Luís, onde também serviu como diretor da Secretaria-Geral. Jornalista profissional, exerceu as funções de técnico em Comunicação Social na Universidade Federal do Maranhão até aposentar-se. Atualmente, mantém marcante presença nos jornais de São Luís, escrevendo crônicas.
“É seguramente um dos grandes poetas de nossa atualidade, e pela principal temática de suas obras e por toda a sua paixão e dedicação pela bela São Luís, lhe garantiram a justa homenagem como patrono da 5ª Feira do Livro”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto.
Chagas é dono de obra vasta e significativa, no entanto pouco divulgada. Com mais de vinte livros de poesia, estreou em 1955 com o livro “Canção da Expectativa”, e ganhou maior destaque com “Os telhados” e “Os canhões do silêncio”.
Hoje aos 86 anos, o poeta ainda preserva sua fina ironia, qualidade que sempre lhe foi peculiar, e um coração pleno de amor pela sua apaixonada São Luís, cidade sempre exaltada por ele em todos os seus aspectos.
A Feira - Foi toda a tradição literária ludovicense, encabeçada por Gonçalves Dias, ladeado por João Lisboa, Sotero dos Reis, Gentil Braga e Sousândrade, que motivou a criação, pela Lei Municipal nº 4.449, de 2005, da Feira do Livro de São Luís.
“A Feira abre espaço para discussões e é uma importante ação de democratização do acesso à leitura e fomento da cadeia produtiva do livro, além de oportunizar a aquisição de lançamentos editoriais nacionais e internacionais”, afirma o coordenador geral do evento, professor José Maria Paixão.
Promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio Func, a 5ª Feira do Livro acontecerá entre os dias 04 e 13 de novembro, na Praça Maria Aragão, com uma vasta programação distribuída em mais de vinte espaços, com a realização de palestras, oficinas, minicursos, lançamentos de livros, bate-papo literário, contação de histórias, comercialização de livros, além de programação artístico-cultural.
Fonte: Blog da FUNC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas