terça-feira, 8 de novembro de 2011

Morre o ex-boxeador Joe Frazier


Joe Frazier
(1944-2011)
FILADELFIA, EUA — Joseph William Frazier, conhecido como Smokin Joe por sua forma de se movimentar no seu canto do ringue "como um touro raivoso", terá para sempre um lugar entre os mitos do boxe, o primeiro a ter mandado Muhammad Ali para a lona, no "combate do século", em 1971.
Morto na segunda-feira aos 67 anos, vítima de um câncer no fígado, o ex-campeão mundial americano dos pesos pesados nasceu em uma família de lavradores da Carolina do Sul, em Beaufort, no dia 12 de janeiro de 1944.
Descoberto muito jovem na Filadélfia pelo famoso manager Yancey Durham, que detectou a dinamite que o poderoso aprendiz de açougueiro possuía em seus punhos, Smokin Joe" conquistou como amador as famosas "Golden Gloves" (Luvas de Ouro) por três anos consecutivos, em 1962, 1963 e 1964, antes de ganhar o título olímpico dos pesados em Tóquio em 1964, aos 20 anos, e de iniciar uma lucrativa carreira profissional.
Frazier disputou 13 títulos mundiais dos pesos pesados no total, de sua vitória sobre seu compatriota Buster Mathis em 4 de março de 1968 por nocaute técnico no 11º assalto, pelo cinturão NYSAC (New York State Athletic Commission), à derrota em 22 de janeiro de 1973 para George Foreman, em Kingston, Jamaica.
Para os puristas, o primeiro verdadeiro título mundial de Frazier foi conquistado no dia 16 de fevereiro de 1970, com a vitória por nocaute técnico no 5º assalto sobre Jimmy Ellis, quando unificou os títulos do Conselho e da Associação Mundiais de Boxe.
Com seus 110 kg por 1,85 m, Joe Frazier ficará na memória de muitos amantes do boxe, que lembrarão dele como o primeiro a ter derrotado Cassius Clay, que mais tarde passaria a ser chamar Muhammad Ali, no auge de sua glória, em 8 de março de 1971, no Madison Square Garden de Nova York, em uma dura luta decidida por pontos.
Copyright © 2011 AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, compartilhando e deixando o seu recado.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas