Quem sou eu

Minha foto

Me chamo Rogério Rocha. Sou maranhense da cidade de São Luís, mas na verdade me sinto um cidadão do mundo. Sou pós-graduado em Direito Constitucional (Universidade Anhanguera-Uniderp-LFG), pós-graduado em Ética (IESMA), Graduado em Filosofia e Direito (UFMA). Atualmente sou Servidor do Poder Judiciário do meu estado. Exerci a advocacia durante 6 anos de minha vida,atuando nas áreas de Direito Civil (Família), Direito do Trabalho e do Consumidor. Fui professor do CEFET- MA (atual IFMA) por 2 anos, período em que lecionei tanto para o ensino médio quanto para os alunos de áreas técnicas as disciplinas de Sociologia, Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico.Escrevo poesias desde os 12 anos de idade, mesma época em que comecei a me interessar por música (por toda boa música, mas principalmente o rock pesado). Postgraduate in Constitutional Law (University Anhanguera-Uniderp-LFG), Postgraduate in Ethics (IESM), graduated in Philosophy and Law (College); Server Judiciary, Teacher, Poet.

sábado, 10 de novembro de 2012

Microsoft está desenvolvendo uma nova tecnologia para tradução simultânea

Fernanda Santos
Para o TechTudo
A Microsoft está desenvolvendo uma nova tecnologia que permite a tradução simultânea de fala em qualquer idioma. A novidade foi apresentada ao público pelo diretor chefe do setor de pesquisa da empresa, Rick Rashid, em outubro durante o evento Microsoft Research Asia’s 21t Century Computing, realizado Tianjin, China. Na ocasião Rashid demonstrou como o aparelho funciona fazendo um discurso em inglês, que era traduzido em tempo real, em texto e também por voz, para mandarim.
techtudo_microsoft_tradutor
Rick Rashid demonstrando o novo serviço em vídeo (Foto: Reprodução)
A tecnologia apresentada pela Microsoft usa a técnica chamada Deep Neural Network (Redes Neurais Profundas), que foi desenvolvida pela empresa em parceria com a Universidade de Toronto há dois anos. Esta tecnologia “padroniza o comportamento do cérebro humano” e oferece a possibilidade de “treinar mais características e obter um melhor reconhecimento da fala”, se apresentando mais eficiente que as técnicas anteriores.
Na palestra o representante da Microsoft afirma que eles já conseguiram diminuir em 30% a tacha de erro no reconhecimento de palavras em um discurso, “Isso significa que, ao invés de ter uma palavra incorreta entre outras quatro ou cinco, teremos uma errada em sete ou oito”, diz o diretor chefe. Mesmo que o resultado esteja um pouco longe de ser perfeito, a empresa acredita que este é um avanço significativo desde os anos de 1970 e, como irão adicionar mais dados à tecnologia, eles pretendem conseguir obter resultados melhores.
Em sua apresentação, Rashid também falou sobre os avanços da tecnologia de fala até os dias atuais, começando pela forma de ondas simples desenvolvido há 60 anos atrás, abordando também um pouco sobre a técnica conhecida como “escondidos de Markov”, desenvolvida no final dos anos 1970.
O que chamou a atenção durante a apresentação da novidade na China é que o aparelho imita a voz de Rashid enquanto ele discursa, o que foi possível ser feito com a gravação de dados de sua fala em inglês feita uma hora antes da apresentação. Em uma brincadeira durante sua palestra, Rashid diz que o tradutor universal de Star Trek agora é mais do que nunca uma realidade. Confira a seguir a apresentação da tecnologia na íntegra em um vídeo (em inglês) divulgado pela Microsoft:
Fonte: Tech Tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso blog, comentando, sugerindo e deixando o seu recado.

Postar um comentário

Postagens populares

Total de visualizações de página

Páginas